Política de Qualidade

VISÃO

 

A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima pretende ser reconhecida como uma Instituição de referência local, regional e nacional, pela qualidade das suas respostas sociais, na prestação de serviços qualificados de educação, ação social e saúde, contribuindo para a coesão social, numa sociedade mais justa e solidária.

MISSÃO

De modo a concretizar a sua Visão, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima tem como Missão:

  • Proteger, apoiar e cuidar das pessoas, contribuindo para a sua qualidade de vida e bem-estar, preservando o passado e construindo o futuro, através de respostas eficazes e inovadoras, no âmbito da sua intervenção social:
  • Apoio à infância e juventude, designadamente, as crianças e jovens em perigo;
  • Apoio às pessoas idosas, às pessoas com deficiência e incapacidade, às pessoas em situação de necessidade ou de dependência;
  • Apoio à família e comunidade em geral;
  • Apoio à integração social e comunitária;
  • Promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de cuidados na perspetiva curativa, de reabilitação e reintegração, designadamente, através da criação, exploração e manutenção de uma unidade de cuidados continuados;
  • Salvaguarda e defesa do património cultural e artístico, material e imaterial, religioso ou não;
  • Promoção da educação, formação profissional e da igualdade de homens e mulheres;
  • Habitação Social
  • Empreendedorismo e outras respostas e serviços não incluídos anteriormente, desde que enquadráveis no âmbito da economia social, isto é, desde que contribuam para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos e para a sustentabilidade da Instituição.

(Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, art.º 3, n.º 1)

 

  • Apostar na educação e no desenvolvimento integral das crianças e jovens, contribuindo para a formação de cidadãos solidários, abertos aos novos desafios do mundo em constante mutação.
  • Promover a melhoria da qualidade de vida de todos aqueles que fazem parte da Instituição.

 

VALORES

Tendo em conta a Missão anteriormente descrita, é filosofia da Instituição orientar a sua atuação pelo espírito das Obras de Misericórdia, tendo como principais Valores: Solidariedade, Igualdade e Justiça social, Confiança e Honestidade, Responsabilidade Social, Profissionalismo e Rigor, Humanização na prestação dos serviços, Individualidade e Dignidade, Respeito e Confidencialidade, Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade, Melhoria Contínua.

 

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima baseia a sua Política da Qualidade nos seguintes objetivos:

  • Ser uma Instituição reconhecida pela excelência dos serviços prestados à comunidade envolvente;
  • Promover a humanização e proximidade dos serviços, a solidariedade social, bem como uma cultura de responsabilidade social;
  • Respeitar a vida, as pessoas, as diferenças, a liberdade, as convicções religiosas, os ecossistemas e a conservação do meio ambiente;
  • Assegurar a qualidade e melhoria contínua dos serviços prestados, assegurando o desenvolvimento e a sustentabilidade da Instituição;
  • Assegurar o cumprimento da legislação em vigor e outros referenciais aplicáveis;
  • Implementar o Sistema de Gestão da Qualidade em todas as respostas sociais da Instituição, gerindo-o de forma dinâmica, com eficiência e eficácia;
  • Otimizar os fluxos de comunicação, quer seja a nível interno, quer seja com a comunidade, parceiros, famílias e clientes;
  • Fomentar o envolvimento e comprometimento por parte dos colaboradores com a cultura da qualidade e boas práticas, como pilares da nossa política da qualidade, incrementando responsabilidades e competências, zelando pela sua satisfação profissional;
  • Investir na formação contínua e especialização dos colaboradores, através da qualificação, sensibilização e motivação;
  • Consolidar a imagem da Instituição e desenvolver novas atividades que assegurem a sua sustentabilidade;
  • Promover a preservação ambiental através da implementação de boas práticas.

Aprovado em reunião de Mesa Administrativa

Ponte de Lima, 29 de agosto de 2017

O Provedor

/Dr. Alípio Gonçalves de Matos/

Instituição