“A formação serve para valorizar a imagem do funcionário e da Instituição nas mais variadas competências, nomeadamente, as psicossociais, que permitem desenvolver as atitudes comunicacionais e comportamentais, as competências cognitivas que se situam ao nível do desenvolvimento intelectual, e as competências psicomotoras, para o desenvolvimento das capacidades manuais, situadas ao nível do saber fazer. Ao investir na formação passamos a ter funcionários muito bem preparados para enfrentar quaisquer desafios que possam surgir durante a atividade profissional. Em suma, achamos que a formação foi uma mais-valia na medida em que é a formação em contexto de trabalho que permite uma maior aproximação entre os trabalhadores e a sua realidade profissional.” (Formadora e grupo de formandas da ação de Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia)
Consciente que numa organização as pessoas são o ativo mais importante, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima tem como objetivo manter o esforço investido na formação profissional uma vez que entende que quanto mais valorizado é o capital intelectual mais se virá a contribuir para o desenvolvimento de competências e, consequentemente, se estimulará a criatividade e a inovação. A melhoria da comunicação entre todos os intervenientes da organização na partilha das ideias, dos conhecimentos e dos sentimentos, torna a Instituição mais coesa e mais forte.
Durante o ano de 2022, com o levantamento gradual do confinamento e das medidas de segurança impostas pela pandemia de Covid-19, a realidade começou a reabrir para “um novo normal”. Apesar da formação presencial começar timidamente a ganhar o seu espaço, a formação à distância veio para ficar, refletindo-se numa grande adesão dos colaboradores a esse tipo de formação.
Desta forma, os colaboradores da Instituição participaram em várias ações de formação, promovidas por entidades externas certificadas e/ou ministradas por formadores internos, que se enquadram nas suas diferentes áreas de atuação:
– Infância (Jornadas de Educação em Creche; Workshop Compreender Autismo; Palestra Compreender Autismo; Masterclass – OCEPE`S – Tantos de … Muitos!; III Jornadas de Educação em Creche e Jardim de Infância; entre outras).
– Sénior e Saúde (Tratamento de feridas nos CCI; Abordagem neuropsicológica das demências; Demências e Síndromes Geriátricos; Nutrição; A dimensão espiritual nos cuidados à pessoa em situação de fragilidade; Feridas e UPPS – Adequação dos apósitos para tratamento; Prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde; entre outras).
– Ação Social (Transferência de Competências para as Autarquias Locais – Modelo de Intervenção; Instituições de apoio à familia e comunidade; entre outras).
– Institucional (Gestão de Organizações de Economia Social; Gestor de bem-estar no trabalho; Organização e preparação do trabalho; Liderança e trabalho em equipa; Investimento Social e angariação de fundos; Empreendedorismo Social; Plano de Prevenção – Primeira Intervenção – extintores e alarmes; entre outras).
Mediante o estabelecimento de protocolos, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima também tem contribuído de forma direta para a formação em contexto de trabalho de muitos alunos, provenientes de diferentes entidades formadoras, possibilitando a realização de estágios curriculares, com maior incidência nas respostas sociais sénior, da saúde e da infância.